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Notícia

O bacalhau como nunca o vimos!

01-03-2013

LIPORFIR, SA é uma indústria de transformação de bacalhau seco que conta


A história da LIPORFIR, SA começa em 1994, quando a Empresa é adquirida por António Maia Santos. Lançada como entreposto comercial de compra e venda de Bacalhau Seco, a empresa rapidamente cresceu para a aquisição de uma seca de bacalhau em 1996, tornando-se numa indústria de transformação deste pescado,  abastecendo o mercado nacional.

Hoje, a LIPORFIR é detida pelos filhos de António Maia Santos, Pedro e Marta Maia Santos, que com a colaboração de Lurdes Cruz, mantêm a ambição do primeiro dia: garantir a excelência o seu produto, estabelecer uma relação de confiança com o consumidor e ser marca de referência do bacalhau seco de elevada qualidade.

Com uma identidade que acreditam ser única, a Empresa quer manter a singularidade no mercado nacional e expandir para o mercado internacional - com a mesma ambição do passado, quer competir no mundo globalizado, estendendo os seus horizontes.

O bacalhau da LIPORFIR chega por via marítima dos mares da Islândia e da Noruega, países onde existe um aperfeiçoamento contínuo da indústria pesqueira. Na LIPORFIR, o processo produtivo consiste na transformação do bacalhau salgado verde em bacalhau salgado seco.
A actividade da Empresa está ordenada a partir do momento de recepção do pescado: após chegar às instalações, já devidamente escalado e salgado, o bacalhau é lavado e limpo de  quaisquer impurezas; depois é conduzido aos túneis de secagem onde inicia o processo de desidratação.

A secagem é feita a temperaturas controladas para que lhe seja retirada a humidade. Este processo pode demorar 30 a 90 horas, consoante as características específicas do bacalhau, tais como a espessura e o peso.

Concluído este período, o bacalhau é pesado, identificado, seleccionado e inserido na categoria de produto respectiva, entrando depois no circuito comercial.

O segredo para o sucesso da LIPORFIR é a sua simples política de trabalho: apostar sempre mais na qualidade do produto, optimizando os recursos de forma a reduzir custos e trabalhando o mercado na procura de clientes. Pedro Maia, um dos administradores da Empresa, defende a segurança do cliente: “Na alimentação,  o preço não é tudo. Hoje em dia, as pessoas ao quererem barato, pode-lhes sair caro”. ”A LIPORFIR mantém assim uma posição estável no mercado através da contínua perseverança e dedicação ao seu próprio nicho de mercado.

A LIPORFIR trabalha maioritariamente com grossistas e revendedores, adoptando assim uma estratégia de não concorrência com os seus clientes.

A nível de mercado interno, abrange essencialmente a zona Norte do país, também se expandindo um pouco para a zona Sul, nomeadamente Lisboa: “No Norte, as pessoas sabem escolher melhor o bacalhau que que rem comer”, diz Pedro Maia.

A LIPORFIR também está presente nos mercados externos através dos grossistas, seus clientes, mas também pretende apostar na exportação directa para assim tomar um rumo de maior crescimento. Resultado dessa ambição, foi a sua recente participação na SISAB Portugal 2013, a maior feira nacional do sector agro-alimentar.

O negócio do bacalhau, ao longo dos anos, tem vindo a tornar-se cada vez mais sazonal, principalmente desde o início desta grave crise económica.
Em Portugal, o pico do negócio da Liporfir é, sem dúvida, as épocas do Natal e Páscoa, que são claramente as alturas em que os portugueses consomem mais este peixe.

Este é um mercado bastante competitivo, em que a concorrência, principalmente externa não dá tréguas: “A Noruega domina no mercado do Bacalhau Seco e é com dificuldade que as empresas portuguesas se mantêm no sector”, afirma Marta Santos. “A Noruega é “dona” da matéria prima e tomou conta do mercado nacional e internacional, sem qualquer política ou regulamentação em defesa do nosso sector, que passa por um duro controle das regras de qualidade a fim de obter um produto de excelência”, remata a administradora.

 

Estabilidade que perdura

Um dos maiores orgulhos da LIPORFIR é a sua constante estabilidade como empresa e a prova disto são de 17 anos a trabalhar para a casa, um caso raro nos dias de hoje. É com esta filosofia de trabalho, a pensar nos colaboradores internos e externos, que a empresa quer continuar a marcar presença.

Neste difícil mercado, em que existe uma concorrência feroz, as perspectivas da Liporfir para 2013 são de manter a estabilidade da empresa, crescer a nível de mercado internacional e apostar na modernização da sua imagem, no fundo, dar continuidade ao percurso de sucesso do fundador António Maia Santos.

Os 14 funcionários que estão há mais de 17 anos a trabalhar para a casa, um caso raro nos dias de hoje. É com esta filosofia de trabalho, a pensar nos colaboradores internos e externos, que a empresa quer continuar a marcar presença.

Neste difícil mercado, em que existe uma concorrência feroz, as perspectivas da Liporfir para 2013 são de manter a estabilidade da empresa, crescer a nível de mercado internacional e apostar na modernização da sua imagem, no fundo, dar continuidade ao percurso de sucesso do fundador António Maia Santos.


ver anexo

fonte: Portugal Inovador

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