A nossa produção
A principal espécie de bacalhau utilizado para consumo é o Gadus Morhua que vive em águas salgadas e geladas no Hemisfério Norte. Habituado a permanecer sempre na mesma temperatura, entre 1º e 10° graus, o bacalhau viaja constantemente até encontrar águas ideais para sua sobrevivência, sendo geralmente encontrado nos mares da Noruega, Islândia, Canadá, Alasca e Rússia.
O nosso produto chega-nos por via marítima dos mares da Islândia e da Noruega, países onde existe um aperfeiçoamento contínuo da indústria pesqueira, nossa fornecedora. Na LIPORFIR, o processo produtivo consiste na transformação do bacalhau salgado verde em bacalhau salgado seco.
A actividade da Empresa está ordenada a partir do momento de recepção do pescado: após chegar às instalações dos mares frios da Islândia e da Noruega, já devidamente escalado e salgado, o bacalhau é lavado e limpo de quaisquer impurezas; depois é conduzido aos túneis de secagem onde inicia o processo de desidratação.
A secagem é feita a temperaturas controladas para que lhe seja retirada a humidade. Este processo pode demorar 30 a 90 horas, consoante as características específicas do bacalhau, tais como a espessura e o peso. Concluído este período, o bacalhau é pesado, identificado, seleccionado e inserido na categoria de produto respectiva, entrando depois no circuito comercial.
Na LIPORFIR trabalhamos com o mais nobre bacalhau: de postas altas, largas e coloração palha e uniforme, quando salgado e seco; quando chega à mesa, depois de cozido, apresenta uma carne alva e desfaz-se em lascas claras e tenras.
+ OUTRAS INFORMAÇÕES
Bacalhau Salgado Seco: Gadus Morhua
Origem: Islândia ou Noruega
Altântico Norte FAO 27
Humidade < 47% e Sal < 16%
Sem adição de polifosfatos
Conservação: < 7º C
Modo utilização: demolhar e cozinhar
Validade: 12 meses após produção
|