Escolher idioma:     

Empresa

Património cultural


Portugal foi dos primeiros estados europeus a armar navios para a "grande pesca" nos bancos da Terra Nova entre os séculos XV e XVI, sendo que nos séculos XVI e XVII, a Coroa já se interessava pelo seu comércio e estabelecia direitos alfandegários e regulamentação.

 

No século XX, finda a Segunda Guerra Mundial, a "liberdade dos mares" tornou-se tão incerta quanto a abundância de peixe. A partir daqui, a posição de Portugal no mercado internacional com cura de sal e de sol, pouco mudou até aos nossos dias, com a dependência das importações do bacalhau seco - hoje, quase total.

 

No entanto, para nós, Portugueses, mais do que artes de Pesca, o bacalhau foi uma forma de subsistência: um "modus vivendi" e um recurso alimentar que penetrou de tal modo na nossa cultura que se tornou um símbolo identitário.

 

O bacalhau é por excelência o prato nacional português, o "fiel amigo" presente na tradicional ceia de Natal, e a base de muitas receitas de culinária, desde as mais criativas às mais tradicionais, saboreado com pão e azeite.

voltar
siga-nos: facebook 
Copyright @ 2013 Liporfir. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade by INOVAnet