Estivemos no Festival do Bacalhau de Ílhavo em parceria com o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.
Mais uma vez, o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo teve a LIPORFIR como parceira no Festival de Bacalhau de Ílhavo, que decorreu de 09 a 13 de Agosto, no Jardim Oudinot. Foram dias de bons e saborosos pratos de bacalhau mas também de boa disposição.
O Festival do Bacalhau representa uma parte bastante significativa nas receitas do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo e ajuda muito nas suas dificuldades financeiras. Tudo isto só é possível, porque existe um grupo de gente voluntária que trabalha 18 horas por dia apenas para os ajudar na tasquinha. É graças aos voluntários que tudo isto é possível e é também graças a quem os visita diariamente.
Durante cinco dias, o Bacalhau, preparado e confecionado por Associações do Município, foi o centro das atenções, numa Mostra Gastronómica organizada pela Câmara Municipal de Ílhavo, onde não faltaram Vinhos da Região Demarcada da Bairrada e as famosas Padas de Vale de Ílhavo.
O Festival integrou ainda diversas atividades e espetáculos, pensadas para todas as idades e para todos os gostos, como fogo de artifício na água, mostras de artesanato, sessões de cinema ao ar livre, exposições, animação para crianças com insufláveis e concertos de música com presença de artistas consagrados.
No respeitante ao cartaz musical, José Cid foi o primeiro a pisar o palco; na segunda noite, Jorge Palma brilhou com quatro décadas de canções na bagagem; seguiram-se Miguel Araújo na terceira noite e a combinação improvável de Deolinda Kinzimba e da Filarmónica Gafanhense na penúltima noite. A Virgul coube a honra do concerto de despedida do festival.
|