A Liporfir recebeu a certificação “Iceland Responsible Fisheries” que visa promover os produtos de origem islandesa neste caso específico o Bacalhau da Islândia. A Liporfir trabalha na transformação e comercialização do Bacalhau Salgado Seco, o da Cura Tradiconal Portuguesa, e quase metade da sua produção provém dos mares islandeses.
A Liporfir recebeu a certificação “Iceland Responsible Fisheries” atribuida pela entidade com o mesmo nome. A Iceland Responsible Fisheries (IRF) visa promover os produtos de origem islandesa neste caso específico o Bacalhau da Islândia assim como regular as pescas nas águas daquele país, de forma a conciliar os interesses da indústria com as preocupações ambientais.
A atribuição do certificado IRF reflete as preocupações da Liporfir com a necessidade de uma pesca sustentada e com a qualidade do bacalhau que coloca na mesa dos consumidores. A partir de agora, a empresa está autorizada a exibir o selo da IRF nas caixas do Bacalhau Islândia, o que permite aos consumidores fazer a rastreabilidade do produto até à sua origem - para isso basta aceder ao site Iceland Responsible Fisheries.
O sector das pescas é um dos mais importantes da economia islandesa, que tem uma das mais modernas e competitivas frotas pesqueiras de todo o mundo, baseada na sustentabilidade do peixe e na proteção dos ecossistemas marinhos. A Islândia é um dos 20 maiores países de pesca do mundo, com uma capacidade de pesca 1.5 mil milhões de toneladas por ano - o bacalhau é a espécie mais importante e representa 1/3 das exportações de peixe.
A Liporfir identifica-se em pleno com os principios da “Iceland Responsible Fisheries” e considera que cabe a todos a responsabilidade de assegurar que o que “tiramos” do mar não ameaça os ecossistemas marinhos. Acreditamos que uma pesca sustentável implicará num futuro próximo mais rendimento das reservas de Bacalhau e consequentemente mais postos de trabalho no sector das pescas e aumento do valor pescado.
A trabalhar com o sector das pescas da Islândia desde o inicio, em 1986, a Liporfir tem vindo a defender a qualidade da indústria daquele país assim como a qualidade do seu bacalhau conhecido pela pureza, qualidade e sabor único. Actualmente, o Bacalhau da Islândia representa 40 por cento da produção da empresa.
Ao longo das gerações, os homens e as mulheres das aldeias de pescadores da Islândia têm desenvolvido a melhor maneira de produzir bacalhau de qualidade para ser consumido em Portugal.
Há muito que o selo da qualidade do Bacalhau da Islândia é escolhido para fazer parte de uma longa e antiga tradição de reuniões familiares e encontros de amigos. O Bacalhau da Islândia tem grande respeito pela tradição e é com orgulho que partilham esta tradição com os consumidores.
A proximidade do mar e muitos séculos de tradição têm feito das aldeias islandesas locais onde a faina tem sido preservada na memória coletiva das gentes. As tradições de processamento do peixe têm sido sido passadas e melhoradas de geração em geração, promovendo a produção de bacalhau salgado de qualidade para os países do sul da Europa e de outros mercados distantes.
Em 2010, a pesca do bacalhau na Islândia foi certificada em 2010 através do Programa “Icelandic Responsible Fisheries”, em conformidade com as linhas directivas da FAO. A certificação cobre todas as formas de pesca e todas as áreas de processamento do bacalhau dentro do limite das 200 milhas da Zona Económica Exclusiva islandesa, para todas as formas de pesca.
Foi ainda implementado um programa de certificação de custóia de responsabilidade que permite aos comerciantes demonstrar a rastreabilidade até à pesca certificada. A certificação é atribuida e monitorizada por uma entidade independente. Esta certificação é o garante de uma gestão responsável das pescas e dos recursos marinhos.
|